sábado, 25 de agosto de 2007

Parabéns Comandante Célio Pedrosa

Ilustração de Maurício de Azevedo Rocha
(Sobre a apreensão de 130 vans ilegais)


Capa da Edição 1330 - 24.08.2007



Capa da Edição 1329 - 17.08.2007

Capa da Edição 1328 - 10.08.2004


Opinião
A Ilha ficou mais disciplinada

A atitude para regularizar o transporte alternativo ilegal, tomada nessa semana pelo comandante do 17º BPM, Cel. Célio Pedrosa, merece aplausos da comunidade da Ilha do Governador. Ninguém mais agüenta o barulho dos alto-falantes instalados nas kombis e vans, que além da altura do som, é utilizado para incomodar os moradores durante as horas de descanso à noite e pelo amanhecer. Durante o dia já assisti cenas de ofensas a passageiros de ônibus e motoristas de outros veículos. É incrível, mas o clima em determinados locais é de uma verdadeira guerra em busca dos passageiros. Tem auxiliar de van que praticamente busca o passageiro potencial dentro de lojas e supermercados, causando verdadeiro constrangimento o assédio. Enquanto os motoristas aguardam o veículo lotar, o som de diversas kombis explode nas alturas, tornando o ambiente nas calçadas uma verdadeira feira de loucuras.Para onde vai o transporte ilegal não tenho a menor idéia, todavia, tenho certeza que, atitudes como a do nosso comandante, impondo a lei e a ordem, podem ser o início do fim de tanta bandalheira.Se para circular as vans legalizadas precisam pagar propina para os traficantes, como teriam afirmado alguns motoristas que têm medo de se identificar, a situação é perigosa tanto para os motoristas como para os passageiros. O fato é gravíssimo, e se insere como as outras taxas cobradas pelos traficantes, como o “gatonet,” gás, internet, e outros serviços cuja “administração” fugiu do controle das empresas e do Estado. Aliás, as milícias que se instalaram em algumas comunidades estão substituindo a bandidagem, cobrando pela “segurança.” Como resolver parece que ninguém sabe, mas todos temos medo de que o “serviço” se expanda e chegue no asfalto.Por evitar o crescimento de delitos incontornáveis, é porque que o Cel. Célio merece aplausos e o apoio da comunidade da Ilha do Governador. A atitude é um exemplo para outras regiões da cidade que estão paralisadas pelo medo.Parabéns pela coragem comandante! Conte com os 400 mil habitantes da

Gente e Fatos
Rotary
Tertius Ribeiro, executivo da Transnave, tomou posse, dia 16, no Rotary Clube RJ Cidade Maravilhosa. A reunião foi no Restaurante Demoiselle, localizado no Aeroporto Tom Jobim. Na foto ao lado, a partir da esquerda, a esposa de Tertius, Rosana Oliveira Purceti, Tertius Ribeiro, Ventura Victorino de Matos, presidente do RC Guanabara, Dayse de Matos sócia honorária do RC Guanabara, Iderlani Teresa, Martins presidente do RC Cidade Maravilhosa e Marlene Salgado do Rotary Guanabara.
Renascença
Edson Parente, diretor da Renascença Imobiliária, está feliz com a filial da Ilha. Segundo ele, todas as expectativas foram superadas e o mercado imobiliário da região é excelente para o crescimento das suas atividades.
Boi da Ilha
Isaac Castro informa que neste domingo, dia 19, a partir das 13h, o GRES Boi da Ilha promove a festa de apresentação dos sambas concorrentes ao Carnaval 2008. Será na Lusa Carioca com entrada a R$ 5 e direito a caipirinha.
Lions
Fernando Mota, presidente do Lions-Ilha, começou a sua gestão com o pé direito. Na quarta, dia 15, realizou o 1º Encontro Mensal do Ciclo de Debates Ilha-2007, evento que pretende ser um banco de debates e idéias para a solução de problemas da comunidade.
Jorge Pereira
O vereador Jorge Pereira (sem partido) foi eleito nesta semana vice-presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. 46 vereadores participaram da eleição e Pereira ficou com 29 votos, superando o vereador Sami Jorge, que teve 16 votos.
Índio Prefeito
O jovem Deputado Federal Índio da Costa quer ser o candidato a prefeito do DEM, nas eleições de 2008. Na Ilha do Governador, Índio tem voto e gente competente para fazer uma grande votação. Cesar Maia vai escolher entre ele e Solange Amaral.
Exposição
O professor de mosaico insulano Carlos Magno, que dá aulas na Casa de Cultura Elbe de Holanda, no Jardim Guanabara, vai apresentar suas obras no Rio Mosaico. A exposição, com duração até o fim do mês de agosto, vai ser realizada no Forte de Copacabana. A entrada é gratuita.
Reformas
O subprefeito Jimmy Pereira garante que em 90 dias iniciam-se as obras de reurbanização da orla da Praia da Guanabara, na Freguesia. Os traillers serão trocados por quiosques, a faixa de areia vai aumentar, e as “línguas negras” estão com os dias contados.