domingo, 19 de outubro de 2008

Terminal de Pesca na Ilha do Governador

Edição 1390 - 17.10.2008

Terminal de Pesca na Ilha

Sou a favor da instalação na Ilha do Governador do Terminal de Pesca que o governo federal pretende construir ao lado da fábrica de óleos lubrificantes e aditivos da Shell e da oficina reparadora de veículos Peça Oil, na Ribeira. A maioria que não gosta da idéia, - acredito sejam poucos -, ainda desconhecem detalhes do projeto, cuja finalidade é fazer da nossa região um centro de beneficiamento e de distribuição de parte do produto pescado nos mares da costa da cidade. Mesmo sabendo pouco, acredito que a novidade vai trazer mais oportunidades de emprego e crescimento dos negócios já instalados, além da criação de novas empresas paralelas às atividades de pesca.

Segundo informações de fontes ligadas ao mercado da pesca o movimento de distribuição das mercadorias é feito pela madrugada, fato que não prejudicaria o fluxo de veículos. Quanto aos dejetos orgânicos, se eventualmente despejados nas águas da baía, o prejuízo à fauna e flora seriam nulos.

Todavia, com a eminente construção do Terminal, acho que deveríamos enfrentar o fato com estratégias que beneficiem à comunidade, exigindo do governo a duplicação da estrada Rio Jequiá, cuja saturação com o trânsito de caminhões durante o dia é um problema para quem reside nas Pitangueiras, Ribeira e Zumbi. Outra idéia é transformar em um píer aberto ao público, a velha estação das barcas da Ribeira. O terreno, também da União, que antes era estacionamento para os veículos dos passageiros das barcas, e que hoje serve de canteiro de obras da Carioca Engenharia, poderia se transformar numa praia, como, aliás, é de direito dos moradores da Ribeira.

Imaginem a beleza da praça Iaiá Garcia com vista livre para o mar.Portanto, sou a favor do Terminal Pesqueiro, e vejo nisso uma oportunidade para barganhas junto ao governo federal, com muitas melhorias para o bairro.

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: