sexta-feira, 30 de maio de 2008

Blitzens

Edição 1370 - 30.05.2008

Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre as declarações do perito contratado pela
defesa dos supostos assassinos da menina Isabela)


PM é a culpada
dos congestionamentos na Ilha

Algumas vezes é muito difícil entender a estratégia da Policia Militar para melhorar a segurança na região. Alguns dias atrás o comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Célio Pedrosa, em entrevista ao Ilha Notícias, disse que adotaria blitzens por toda a Ilha como fórmula para diminuir os assaltos. Muita gente comentou sobre o assunto e a maioria concordou com o propósito do comandante. Particularmente também acredito que fazer blitzens constante em lugares incertos pegaria de surpresa muitos bandidos, além de muitas motos que circulam com gente suspeita.
Porém, para surpresa geral, só o mais fácil - mas de maior visibilidade – e de menor resultado está sendo realizado. Há duas semanas tem blitz na saída da Ilha sempre no final da tarde com duração de aproximadamente três horas, fato que congestiona por mais de quatro quilômetros a Estrada do Galeão, prejudicando trabalhadores cansados que querem chegar logo em casa, estudantes que freqüentam escolas fora da Ilha e tantas outras pessoas, como aqueles que estão no centro da cidade à espera do ônibus para retornar à Ilha. Ou seja, a estratégia da PM consegue atrapalhar a vida de todos e o resultado contra a criminalidade deve ser zero, pois até agora a PM não divulgou nenhuma estatística.
Na última terça, dia 27, às 19h, só consegui sair da Ilha depois de uma hora, e após buscar alternativas na Tubiacanga-Canárias e pista que saída do Aeroporto. Além do tempo perdido, percebi que passageiros que chegavam ao Brasil demoravam muito para acessar a Linha Vermelha, diante do grande congestionamento na Avenida 20 de Janeiro.
Até chegar a Base Aérea, onde fica a blitz, qualquer bandido tem muitas alternativas para escapar ou simplesmente esperar que a operação termine. Esta coluna, que já elogiou diversas vezes o excelente trabalho do Coronel Célio, espera como tantos leitores, por blitzens em diversos pontos da Ilha como foi anunciado. A unanimidade pede o fim desta ação ineficaz contra criminosos. Os prejuízos que a PM está causando à população são muito grandes.
joserichard.ilha@gmail.com