segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O efeito das eleições na Ilha


O resultado das eleições dos candidatos a cargos proporcionais para candidatos cujo domicílio é a Ilha do Governador, só registrou uma novidade: a eleição do delegado Zaqueu Teixeira, para deputado estadual. Ele se tornou mais conhecido como secretário de segurança no tempo da governadora Benedita da Silva. Zaqueu mora na Ribeira e obteve apenas 842 votos na Ilha. Os votos que o elegeram vieram de fora, principalmente do município de Queimados, cidade onde goza de muito prestígio e já foi candidato a prefeito em 2008. A reeleição da deputada Graça Pereira (que atualmente mora na Barra) já era esperada. O GCE que ela fundou há cerca de 30 anos é uma máquina de votos. As dezenas de milhares de pessoas de comunidades que durante esse tempo foram atendidas na instituição certamente ainda são reconhecidas à Graça, como mostram os mais de 29 mil votos conseguidos na Ilha.
Os outros 27 candidatos da Ilha não foram eleitos. Jimmy Pereira contou com o forte apoio da mãe, mas o vereador Jorge Pereira preferiu apoiar Rodrigo Maia e Jimmy ficou como segundo suplente na sua coligação. Com um cenário político sem mudanças na região, as questões mais graves da Ilha vão depender da eventual pressão popular ou da boa vontade dos governos. É o que acontece quando os eleitores não prestigiam os candidatos da região. No interior do estado, existem muitas cidades, cuja população é menor que na Ilha, mas os habitantes elegem representantes para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, num exemplo que até nas pequenas regiões é possível e necessário ter representatividade política. Sem lideranças políticas fortes, cidades e regiões ficam à margem das principais decisões e eventuais investimentos, que são direcionados naturalmente pelos parlamentares para as suas regiões. É normal que isso aconteça.
A partir de novembro as cabeças políticas começam a focar 2012 com as eleições para prefeito e vereadores. Para prefeito devem concorrer o atual, Eduardo Paes, Garotinho, Cesar Maia ou Índio da Costa, Wagner Montes e outros. Até lá!


joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: