sexta-feira, 12 de março de 2010

Terminal Pesqueiro

Neste sábado (13), um grupo de moradores da Ilha vai realizar um movimento de protesto contra a construção do Terminal de Pesca, cujo terreno da União já está liberado para a obra na Ribeira.
 
Localizando melhor os leitores, trata-se de um espaço com aproximadamente 30 mil metros quadrados, que fica ao lado da Casa do Índio.
 
Afirmam os opositores ao projeto do Terminal que os caminhões que serão utilizados para transportar os peixes vão prejudicar as ruas e o trânsito da Ilha do Governador, trazendo consequências ruins para os moradores. Outro argumento é que a área (a cem metros da fábrica da Shell) é de proteção ambiental (Aparu) e a indústria de limpeza e congelamento dos peixes vai agredir o meio ambiente. Afirmam também, que os pássaros atraídos pela “poluição” podem interferir na segurança dos aviões que pousam e decolam nos Aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont.

Não acredito em nada disso. Sou favorável à construção do Terminal Pesqueiro porque estou certo que os benefícios serão excelentes para a nossa comunidade (novos empregos e atividades comerciais). Os peixes vão chegar por mar e a logística de distribuição certamente também vai incluir o mar, além das nossas ruas, que já suportam diariamente centenas de pesados caminhões carregados de substâncias químicas perigosas, e cujos destinos são os dois complexos de derivados de petróleo também localizados na Ribeira.

E como contraponto, acho, por exemplo, que os criminosos que soltam balões juninos equipados com cangalhas incendiárias que vagueiam sem destino pelos céus da Ilha, deveriam merecer prioridade nas manifestações contrárias e mais, muito mais indignação de quem quer proteger o meio ambiente. Embora reconheça o direito democrático do protesto, sou a favor da possibilidade saudável e bela presença de pássaros nas imediações do futuro Terminal Pesqueiro.


www.twitter.com/joserichard