sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jornal Ilha Notícias completa 35 anos




 Neste domingo (4), o jornal Ilha Notícias completa 35 anos de existência. Para quem ainda não sabe, vai aqui um pouco da história: o jornal foi fundado por três sócios: Humberto Neves, Geraldo Rocha e José Richard e a primeira edição foi distribuída durante o desfile cívico da Semana da Pátria de 1976. Na época, o político mais atuante na região era o médico Maurício Pinkusfeld que exercia o mandato de deputado estadual. Ele proporcionou, na Assembléia Legislativa, diversas homenagens ao jornal e ajudou, nessa etapa inicial, com a sua atuação de homem público sério, a dar credibilidade ao jornal publicando a coluna semanal "Tribuna da Ilha" que tratava da defesa dos interesses dos moradores.

 Humberto Neves – que está na glória, e Geraldo Rocha deixaram o jornal poucos anos após a fundação e eu segui com o projeto do Ilha Notícias que atualmente é tocado pelo meu filho mais velho, o Daniel, cuja formação é na área de comunicação com especialidade em marketing. Um dos funcionários que permanece desde a fundação é o publicitário José Givigi. Ele junto com a repórter Leila Taufie - proprietária da loja de festas Kazinha - foram desbravadores. Centenas de pessoas já trabalharam no jornal e contribuíram para o seu desenvolvimento. A todos, sem exceção, sou grato e reconheço o quanto foram importantes para transformar o Ilha Notícias num projeto vitorioso que resiste há 35 anos. O jornal mantém arquivadas e, em bom estado, todas as edições – que também estão disponíveis nas bibliotecas públicas do município e do estado, além da Biblioteca Nacional, onde suas páginas estão digitalizadas. A maior parte da história da Ilha do Governador, a partir de 1976, está preservada.

 Reconhecido pelos profissionais e catedráticos de comunicação como um dos principais jornais de região do Brasil, o jornal completa 35 anos dividindo com os leitores o sucesso e renovando o compromisso de fazer a cada edição um jornal melhor, com informações de utilidade pública e notícias com qualidade e de interesse da população. Uma verdadeira tribuna da Ilha.


joserichard.ilha@gmail.com