quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Clima de carnaval | EDIÇÃO 1555 | 19-01-2012




  Até o dia 18 de fevereiro quando inicia a semana de Carnaval ainda temos quatro semanas para curtir toda alegria que os festejos de Momo proporcionam. Segundo a prefeitura, neste ano, a Ilha do Governador é uma das regiões onde mais cresceu o número de blocos de rua. Faço o registro com alegria, afinal é um fato que se sobrepõem as constantes más notícias. Tomara que no próximo ano, sejamos os campeões da cidade.

  Como se trata de um movimento popular espontâneo é de se imaginar que os insulanos estão entre os cariocas mais alegres da cidade. É possível também que a quantidade recorde tenha sido estimulada devido a permanência da União da Ilha no Grupo Especial, há dois anos. Isso pode ter influenciado os foliões locais a se organizarem nos seus bairros da Ilha de modo a estarem mais preparados na hora do desfile representando a União na Sapucaí. De um modo ou de outro, ou pelas duas razões e outras que desconheço, a verdade é que a população da Ilha é de gente feliz. Nos finais de semana, a partir de sexta, em cada canto da Ilha, encontramos um grupo animado que faz do carnaval um motivo a mais para confraternizar. A turma faz fantasias coloridas e desfila animadamente pelas ruas dos seus bairros, arrastando famílias com crianças e gente de todas as idades. No Zumbi e Ribeira são tantos grupos que até parece que toda população dos dois bairros estão participando da diversão.

 Boi da Ilha e Acadêmicos do Dendê são entidades carnavalescas da Ilha que já se consagraram, ensaiam em quadras e tentam se destacar cada vez mais no Carnaval oficial. A Tribo Cacuia com 11 anos, cresce e já conta com cerca de 700 componentes. Os ensaios são às sextas na calçada da Estrada da Cacuia esquina com Sargento João Lopes. Na próxima semana a Tribo escolhe o samba de 2012 e vai para o desfile na Rio Branco. Enfim, daqui para frente é quase tudo Carnaval!!


joserichard.ilha@gmail.com