segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Ilha do Governador distante das oportunidades




           O desenvolvimento da Ilha do Governador depende muito do aproveitamento das oportunidades geradas pela Copa e Olimpíadas. Até agora o BRT ligando o aeroporto — com uma estação na Estrada do Galeão — ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca é o único benefício para a população insulana.
            O novo posto de vistoria do Detran, localizado no acesso à Tubiacanga é excelente para todos os motoristas da cidade, mas para a Ilha só é importante pela ocupação de uma área que estava sendo invadida ao lado do Parque Royal, cuja consequência poderia ser a criação de uma nova favela. Evitou-se o pior, mas não dá para comemorar porque o Detran não é algo que venha trazer desenvolvimento local.
            O tempo está passando e não fosse a inauguração do ótimo hotel Linx, localizado na via de acesso ao Galeão — que pode estimular outros investimentos na área de hotelaria — absolutamente nada teria mudado até hoje em razão dos grandes eventos. O aeroporto continua um caos e os desdobramentos da privatização, que começa antes do final do ano, ainda são uma incógnita, embora meu particular otimismo. 
            Não conheço novos projetos urbanísticos para a Ilha, apenas sei da possível materialização de antigos pleitos da comunidade, como a revitalização da Praia da Freguesia e as importantes obras de despoluição que começaram na Praia da Bica. Se a omissão permanecer, sem a apresentação de um novo plano diretor de desenvolvimento, que contemple com ênfase os estudos para modernização do sistema de transporte e o planejamento urbanístico, a qualidade de vida pode piorar. Nas principais vias já está complicado trafegar e estacionar. O que está ruim pode ficar pior. Com ou sem as obras da Copa precisamos de desenvolvimento e ações para modernizar a Ilha.

joserichard.ilha@gmail.com

3 comentários:

Unknown disse...

quem sabe começamos pelos políticos...incluindo vc que está há anos no mesmo mimimi!!

Renovar ...é isso que precisamos.Fora Richard...Jimmy Pereira e Tânia BAstos!!

Unknown disse...

Assino embaixo Alessandra Bruno.

Carolina disse...

A nossa tão amada Ilha não está somente excluída das oportunidades, como ainda está se degradando com a omissão do poder público.

O que o Paes realmente fez pela Ilha????
O hospital Evandro Freire, lindo por fora, mas que têm sérios problemas no atendimento e a quadra da União da Ilha, que por mais apaixonada que eu seja pela agremiação, não posso ser hipócrita em dizer que essa reforma resultou em grandes mudanças para os habitantes...

Mas ainda sim, o povo insulano votou nele e muito.
O Senhor mesmo o apóia!

O subprefeito anterior já não fazia nada e esse que está agora, nem da Ilha é!

O que podemos esperar????
Acho que só o pior... :(