sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A nova força de opinião


            O Ilha Notícias dispõe de uma página no Facebook que nesta semana atinge a marca de 40 mil pessoas, cuja absoluta maioria é de gente que mora na Ilha. Cerca de 50% desses internautas estão com idade na faixa entre os 18 e 31 anos, período cujos projetos de vida começam a se materializar.  É interessante observar a participação desse grupo que é muito crítico, quer mudanças e fica irritado, sobretudo com a falta de ação das autoridades, postando comentários duros aos gestores públicos.
            Poucos baixam o nível e são desrespeitosos. Esses comentários não são acompanhados pelos demais cujas indignações repercutem mais forte e formam protestos densos que materializam quase que uma opinião única e que faz sentido. Os comentários dos internautas da página do Ilha Notícias no Facebook são avaliados diariamente pela equipe de reportagem do jornal e alimentam a pauta de matérias da edição impressa. É interessante o significativo aumento de postagens de fotos e comentários sobre assuntos da rotina da região. Essas postagens, depois de analisadas são repercutidas no próprio Face diante da sua factualidade. Exemplo disso é a postagem do desaparecimento de uma pessoa ou animal, fato cujo interesse humanitário não permite perda de tempo e é levado à rede social imediatamente como um serviço de utilidade pública.
            Chama a atenção o movimento muito rápido da opinião das pessoas que participam da internet. Em minutos milhares tomam conhecimento de conteúdos e compartilham para outros milhares formando uma camada expressiva de opinião. Tenho absoluta convicção de que em breve a cidadania exercida pela força da internet vai mudar os hábitos dos omissos que serão contagiados pelos benefícios da participação. O Ilha Notícias cumpre a sua parte nesse processo, com interesse e responsabilidade.

joserichard.ilha@gmail.com

3 comentários:

Elizabeth Facury Wigg disse...

Eu acredito muito na fôrça da opinião dos jovens, inclusive qdo li a opinião da leitora Alexandra (acho eu), pois reflete a situação em q estamos expostos e nada é feito em benefício do cidadão, inclusive ela citou o seu nome como político e q não toma uma atitude. Fiquei em total sintonia com as palavras dela. Está na hora das mudanças,pois espero q os jovens consigam esta transformação para q cheguemos à um país desenvolvido de verdade!!! A Ilha está abandonada....palavras não resolvem, só ações!!!!

Mauro Machado disse...

"O Ilha Notícias cumpre a sua parte nesse processo, com interesse e responsabilidade, filtrando ofensas e radicalismos."(José Richard)
Gostei muito do seu artigo, só não concordo com esta frase final acima destacada, pois FILTRAR é uma maneira amena de dizer CENSURAR e RADICALISMO depende da opinião de cada um, pois quem está errado sempre acha que estão radicalizando contra ele, quando deveria ter a HUMILDADE de fazer uma AUTO ANÁLISE das suas atitudes e opiniões. Quanto as OFENSAS acredito que não são necessárias, na solução de problemas.

Ronald Wigg disse...

Richard, como sempre bastante coerente e lógico com essa grande onda de transformação que o país passa. Creio que o Ilha Notícias já tenha credibilidade suficiente para ter uma página com pequenas notas e opiniões, com assuntos mais importantes que se passa no estado e no país. O vazio ético que passa nossa nação nesse momento, impede que problemas distritais, sejam vistos com a merma responsabilidade que a de alguns anos atrás. Necessário é, ter um pé em embates nacionais que influenciem e priorizem os regionais. Hoje a Ilha do Governador necessita que o Ilha notícias mostre sua força, tal como alguns editoriais vem mostrando,a nível de uma maior dimensão geográfica. A população da Ilha de hoje é una e sabedora que somente resolvendo os problemas nacionais, resolveremos os nossos; fato que o núcleo de todo o vazio político se concentra na ética e na impunidade.