quinta-feira, 28 de março de 2013

Sistema de saúde da Ilha ainda é desconhecido pela população


 O jornal Ilha Notícias publicou na semana passada, uma matéria que serve de guia para todos nós que moramos na Ilha. Trata-se de  um conteúdo explicando os locais onde pode ser feito o atendimento à população e as especialidades disponíveis na área da saúde pública.
  
 A redação pesquisou em Postos de Saúde, Clínicas da Família e Hospitais, localizados na Ilha, as especialidades que cada unidade está capacitada para cuidar dos doentes, e publicou um conteúdo que esclarece, com detalhes, a orientação para os leitores, em casos de necessidade médica.
 
 Para os repórteres ficou claro que grande parte da população ainda desconhece a rotina e as especialidades que estão disponíveis. Outra constatação é de que a Ilha, embora com cerca de 300 mil habitantes, tem um complexo público instalado com suporte adequado para cuidar da saúde dos insulanos, estrutura que a maioria das regiões da cidade não possui. O problema surge, nas horas mais chatas, quando acontece um imprevisto, e por desconhecimento, os pacientes são levados pela família ou amigos, de modo equivocado, para unidades que não possuem equipamentos e médicos preparados para o socorro específico. Às vezes, isso custa uma peregrinação de unidade em unidade, cujas consequências levam à demora no atendimento e piora do estado de saúde do doente. Por essa razão, entendemos que é muito importante divulgar as informações corretas. Um detalhe que ainda é falho no sistema, é o despreparo dos setores de recepção na maioria dessas unidades, fato que prejudica todo o sistema. Atendem mal e não sabem orientar as pessoas que precisam ser atendidas.
 O objetivo da matéria - que deverá ser ampliada e republicada - é fornecer ao morador da Ilha do Governador informações corretas que ajudem no socorro de pessoas e evitem sofrimentos para que vidas sejam salvas.

Saúde Pública: onde ser atendido na Ilha



Hospitais

Hospital Evandro Freire (Portuguesa)

 Emergência 24h, que atende a casos de grande complexidade. O hospital não oferece serviço ambulatorial. Casos urgentes de menor gravidade são avaliados pela Coordenação de Emergência Regional, anexa ao hospital, que funciona como um centro de regulação de atendimento. O CER conta com equipe médica para atendimentos de pediatria e clínico geral. O Hospital Evandro Freire oferece também atendimentos para dependentes de drogas e serviço na área de saúde mental, cirurgia ortopédica e geral com 30 leitos de UTI. Estrada do Galeão, nº 2.920, Portuguesa. Telefone: 3393-7085.
 
 
 
Hospital Nossa Sra. do Loreto (Galeão)

 
 Hospital infantil especializado no tratamento de fissura labiopalatal. Oferece serviço de apoio à criança e aos adolescentes vítimas de maus tratos e ainda vacinação. Os atendimentos são ambulatoriais e realizados de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. Estrada do Caricó, 26. Telefone: 3393-2029.
 
 
 
 
 Hospital Paulino Werneck (Cacuia)

Atendimento ambulatorial especializado, odontologia e maternidade 24 horas. Estrada do Cacuia, nº. 745, Cacuia. Telefone: 3111-7769.
 
 
 
 
 
 UPA 24 Horas - Unidade de Pronto 
Atendimento - Cocotá
 
Urgência e emergência em clínica médica e odontologia. Rua Poeta Manoel Bandeira, s/nº, Cocotá. Telefone: 2334-6347.
 
 
 
 
Clínicas da Família

Atendimento ambulatorial, exames laboratoriais, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, curativos, acompanhamento do pré-natal, doenças crônicas e distribuição de medicamentos. Funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h. Cada clínica atende apenas moradores das áreas próximas.
 
 Clínica da Família Assis Valente 
Endereço: Estrada das Canárias com Avenida Brás Crispin (Praça). Telefone: 8498-3173.
 
 Clínica da Família 
Maria Sebastiana de Oliveira 
 
Endereço: Avenida do Magistério, s/n, Moneró (ao lado do Corredor Esportivo). Telefone: 2462-4720
 
 
 
 
Postos de Saúde

Atendimentos ambulatoriais com consultas marcadas. Os PAM’s não dispõem de atividades de emergência e internação.
 
 PAM Newton Alves Cardozo (Cacuia)

Serviços de clínica médica, cardiologia, cirurgia dermatológica, endocrinologia, terapia ocupacional, reumatologia, angiologia, psiquiatria, psicologia, otorrinolaringologia, dermatologia, oftalmologia, gastroenterologia, nutrição, fitoterapia, fisioterapia, ortopedia, odontologia, enfermagem, podologia e vacinação. A unidade é referência no tratamento de Hipertensão Arterial Severa, Diabetes Mellitus e Insulino dependente e Pólo do programa Pé Diabético. Rua Combú, 191. Telefone: 3363-5145.
 
 
 PAM Necker Pinto (Zumbi)

Clínica médica, dermatologia, odontologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, pneumologia, nutrição, enfermagem, serviço social, hipertensão arterial, diabetes, psicologia, farmácia, pré-natal e vacinação. Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h. Sábado das 8h às 12h. Estrada Rio Jequiá, nº 428. Telefone: 3367-5199.
 
 
 
 
 CMS Madre Teresa de Calcutá 
(Bancários)
 
Clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, homeopatia, enfermagem, clínica médica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. É referência nos testes da orelhinha e do olhinho e é uma Unidade Básica Amiga da Amamentação. Avenida Ilha das Enxadas 100. Telefone: 3396-9595.
 
 
Emergência - Remoções

Solicite uma ambulância do SAMU pelo telefone 192.

joserichard.ilha@gmail.com