sexta-feira, 19 de abril de 2013

Proibidas na Zona Sul, dezenas de vans vêm para a Ilha


  Com a medida acertada do prefeito de proibir a circulação de vans nas ruas de Copacabana, Ipanema, Leblon e Botafogo, o trânsito melhorou bastante na Zona Sul. De imediato, também sumiram as notícias de assaltos, sequestros e estupros realizados por bandidos que utilizaram vans para seus crimes. Esses fora da lei aproveitavam a confiança que o serviço autorizado pelo poder público transfere à população. A facilidade, irregular, de apanhar passageiros em qualquer lugar e alterar os trajetos conforme o destino dos passageiros é que atrai algumas pessoas e gera uma aparente vantagem. Isso, algumas vezes, acabou em tragédias. Imagino que muitos outros crimes semelhantes aconteceram e não houve registro policial por causa da vergonha das vítimas.
 
  Na Ilha, os problemas gerados pelas vans e kombis felizmente são outros, mas também sérios. Nossas vans causam polêmica pela grande confusão que provocam no trânsito, principalmente junto aos pontos de ônibus.  A maioria não respeita as leis causando constrangimento e medo nos motoristas de automóveis e ônibus. Agora, tudo tende a piorar. Dezenas de vans que perderam espaço na Zona Sul estarão se deslocando para a Ilha, e é provável que o transtorno piore. Motoristas e cobradores, da Ilha, já estão de cabelo em pé.
 
  É urgente que a prefeitura regule a quantidade de vans nas ruas de modo a atender plenamente a população fora dos trajetos dos ônibus. A disciplina ao volante e a segurança dos passageiros são temas que preocupam os usuários. Isso precisa mudar para que o setor ganhe o apoio de toda população.

joserichard.ilha@gmail.com