quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Ilha precisa de UPPs

            Comenta-se nos bastidores a existência de uma movimentação de criminosos do Comando Vermelho que estariam dispostos a reconquistar o controle da comunidade conhecida como Boogie Woogie, cujas operações estão hoje com um grupo de milicianos. O morro está em paz.
             Alguns assassinatos nas imediações do Boogie Woogie, nas últimas semanas, reforçam a suspeita da polícia, de que realmente bandidos ligados ao Comando Vermelho estão tentando reaver o território. O motivo está ligado ao provável deslocamento de criminosos do Complexo da Maré para a Ilha, cujo destino é o Morro do Barbante, onde, suspeita-se, está agrupado um grande número de traficantes bem armados. A Polícia Militar avisou que a Maré vai receber nos próximos meses uma ou mais UPPs e, seus agentes infiltrados, já estão cadastrando elementos suspeitos para facilitar a ocupação. A turma do mal, que conseguir escapar da Maré, tem a Ilha como o destino mais próximo e por aqui eles são acolhidos pela quadrilha escondida na comunidade de Vila Joaniza cuja população vive oprimida pela presença indesejada. Certamente essa bandidagem ocupa parte do tempo planejando conquistar novas áreas para compensar as perdas na Maré.
            Uma eventual ocupação da comunidade de N.Sra. das Graças pelo CV seria muito ruim para a Ilha, pois poderia gerar uma disputa com o Dendê, que está tranquilo, mas ainda está ligado a uma outra facção criminosa. Certamente a inteligência da Secretaria de Segurança está agindo para evitar o fortalecimento dos bandidos e a ocupação de territórios pelas UPPs tem sido importantes. Talvez seja a hora da polícia instalar uma UPP no Barbante para acabar de vez como o clima de tensão e medo que vive a comunidade da Ilha do Governador.

joserichard.ilha@gmail.com