terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A luta contra o lixo na Ilha do Governador

           Ainda é comum ver pessoas jogando lixo de carros e ônibus

               Essa semana, agentes da prefeitura fizeram uma nova investida para manter limpas as calçadas da Ilha e orientar a população para não jogar lixo nas ruas. Dezenas de pessoas foram autuadas e vão pagar multa de cerca de R$ 90. Quem foi flagrado não gostou, mas a maioria dos pedestres concorda que só fazendo doer no bolso, algumas pessoas apreendem. Se vai resolver, não sei, mas pelo menos, alguma coisa está sendo feita para melhorar o aspecto da cidade.
             É o caso do pequeno Ecobarco, que começou a funcionar nas praias da Ilha para recolher o lixo que aparece boiando nas águas próximas da região. É evidente que, para limpar de fato a Baía de Guanabara do lixo trazido pelos rios da baixada ou jogado pelos moradores da orla e navios a ação é muito pequena, precisaria de centenas de Ecobarcos, e bem maiores, para cobrir toda baía. Mas o nosso Ecobarco é um começo e, nesses primeiros dias, está recolhendo principalmente o lixo próximo à Praia da Bica. Não vai mais adiante porque é grande a quantidade de lixo flutuando e o barco não suporta. Mas a ideia é boa e temos que incentivar a continuidade do projeto e, principalmente, a sua ampliação, até que tenhamos uma população com cultura suficiente para não jogar lixo no mar, rios, canais e valões. 
              Outra coisa revoltante, que afeta a imagem e deixa feia a nossa cidade, são os cartazes colados em muros, postes, pontos de ônibus e passarelas. Nesta semana, uma leitora do Ilha Notícias mandou fotos de folhetos de propaganda colados na passarela que acabara de receber obras de conservação e estava com pintura nova. Alguém, pago para fazer serviço de porco, conseguiu colar centenas de folhetos em diversos equipamentos públicos, cuja propriedade é da população. É importante que a ordem pública não fique apenas multando pedestres que sujam as ruas, mas deve agir sobretudo contra esses porcalhões irresponsáveis, cuja ação é muito mais devastadora para a limpeza da cidade.  O telefone está no cartaz, é só agir.



joserichard.ilha@gmail.com
www.twitter.com/joserichard

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o José Richard. A falta de educação das pessoas é revoltante!! Não é só o pobre que joga lixo na rua. Tem até ex-subprefeito da Ilha que é porcalhão(a). Conheço um casal que fora subprefeito da Ilha joga lixo na rua e ainda diz ser amigo do Sr.Júlio gerente da Conlurb da Ilha!!! Parece piada, mas é verdade. O pior é que ela anda no carrão cheia de ouro, mas é porquinha demais!!!!