sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Procom interdita 26 ônibus da Paranapuan

              Ainda bem que 26 ônibus da Paranapuan foram lacrados pelo Procon por falta de segurança. A vida dos insulanos não merece o risco da irresponsabilidade daqueles que colocam nas ruas veículos com grandes probabilidades de provocar acidentes e causar danos para passageiros e seus próprios funcionários. São inúmeras as reclamações e críticas dos leitores sobre o péssimo estado dos veículos, cujo ridículo vai a inimaginável situação de chover dentro dos ônibus. 
            A empresa de transportes Paranapuan, fundada em 1949 já foi modelo de gestão nos anos 90 quando tinha em seus quadros cerca de mil funcionários e uma frota de ônibus sempre nova. Os coletivos não passavam de cinco anos e eram vendidos ainda em boas condições para empresas do interior e substituídos imediatamente por novos modelos estalando de novos. 
             Com a concorrência das kombis e vans somadas a uma gestão ruim a empresa começou uma fase de decadência cujo fundo do poço alguns pensavam que tinha chegado há cerca de sete anos. Diante de um passivo assustador, não apareceram sócios nem interessados para comprá-la, e as coisas foram piorando até que o que estava ruim conseguiu ficar pior e alguns veículos da empresa foram protagonistas de graves acidentes, como, por exemplo, aquele em que por causa de uma discussão de um passageiro com o motorista de um ônibus que fazia a linha 328 Bananal – Castelo,despencou do viaduto na Avenida Brasil, na saída Ilha, em dois de abril de 2013, matando sete pessoas e ferindo outras nove.
              Hoje a frota que, nos bons tempos era de quase 300 ônibus, é de pouco mais de cem, a maioria em péssimas condições de uso, sujos, cheios de baratas e bancos rasgados. Os funcionários não conhecem mais os patrões e não encontram motivos para sorrir. Uma pena! A população insulana sofre presa a um caótico sistema de mobilidade urbana, cuja alternativa marítima não é bem aproveitada. 

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: