quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A expectiva da população é boa com as mudanças no sistema de transporte de passageiros

              A mudança dos critérios da prefeitura para permitir o transporte de passageiros através das vans deve colocar nos eixos o sistema que até aqui era desorganizado e contava com muitos veículos piratas e em péssimo estado de conservação. Muitos falavam que quase oitocentos kombis e vans operavam na Ilha.
             Embora a população considere o serviço de transporte complementar essencial, as reclamações sobre o excesso de velocidade e a desobediência às regras de trânsito deixa outros motoristas, pedestres e os próprios passageiros assustados. A expectativa da população é de que os motoristas das 266 vans autorizadas aproveitem a oportunidade para conquistar mais passageiros e melhorar a imagem. Acho difícil que mudem, mas a oportunidade é essa.
             Acredito que os dez trajetos circulares, inicialmente autorizados pela Secretaria de Transportes, desde o dia 12, possam ser alterados e modificados diante das demandas e necessidades dos passageiros. As alterações devem ser entendidas como procedimentos reguladores para atender a população que se desloca dentro da região. E, para essa legião de passageiros as autoridades públicas devem dedicar esforços de modo a facilitar o acesso para todos os bairros da região, com segurança e conforto. 
             Na Ilha a mobilidade urbana é péssima, mas pode começar a melhorar a partir de agora. Isso, se houver atuação séria e constante de fiscalização da prefeitura e, principalmente, consciência e mudança de atitude dos donos de vans. Talvez, daqui para frente possa-se planejar um sistema simples de transporte de passageiros, integrado por vans, ônibus, BRT e barcas. A Ilha é uma região espetacular para o deslocamento de pessoas. A concentração de quase 300 mil pessoas em um território pequeno como o nosso, pode facilitar a implantação dessas operações. Que assim seja!!!

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: