sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Novo sistema de vans inter bairros da Ilha depende da atitude dos motoristas para ser aprovado pela população

             Desde o dia 12, quando a prefeitura decidiu permitir apenas a circulação de 260 vans no transporte complementar e estabeleceu trajetos exclusivos entre bairros da Ilha, o trânsito melhorou muito, principalmente nas vias principais. No Cacuia, a situação que era de confusão, no trecho entre o cemitério e o relógio, melhorou bastante, para alívio dos motoristas que perdiam muito tempo e ficavam estressados com a desorganização que as kombis provocavam no trânsito. Os pedestres também estão mais aliviados porque correm menos risco para atravessar a via no sinal, cujo avanço era normal para a maioria dos motoristas de kombis.
             Aos poucos, parece que o serviço das vans vai melhorando e os novos itinerários tornam-se mais conhecidos com o sistema integrado com os ônibus que saem da Ilha e tudo fica mais claro para os passageiros.
              Se esse é o sistema escolhido pela prefeitura acho que a solução agora é apenas propor adaptações para dar mais eficiência ao conjunto de medidas, de modo que a mobilidade não volte a bagunça que estava. Acho que toda população e donos de vans podem se beneficiar se o transporte se mostrar eficiente. Para isso acontecer, e o projeto ganhar o apoio da população, cabe aos motoristas das 260 vans ter atitude de respeito às regras de trânsito além de garantir segurança e conforto aos passageiros. É preciso que respeitem rigorosamente as gratuidades para idosos e mantenham funcionando os equipamentos de leitura do RioCard funcionando. É um direito do trabalhador e isso precisa ser respeitado.

Veja no site ou no facebook do Ilha Notícias 
os dez itinerários determinados pela prefeitura.

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: