quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Planejando para um bom 2016

            O início de um novo ano é uma época boa para rever conceitos e refletir sobre atitudes e posicionamentos. Ter consciência de que vamos continuar enfrentando dificuldades econômicas e financeiras é importante como parâmetro no planejamento individual e familiar para 2016. Minha expectativa é que o cenário comece a melhorar, embora alguns, de espírito brincalhão, digam que para ficar ruim a economia brasileira ainda precisa melhorar muito.
            Nos planos para o  próximo ano é preciso considerar que vivemos na Ilha do Governador, região de grandes oportunidades para a indústria turística e pesqueira, cujas características geográficas são diferentes pelo fato de não fazer divisa com outras regiões ou bairros. As águas da Baía de Guanabara - embora muito poluídas - são fronteiras que nos separam de outras regiões, bairros e cidades. Isso faz o morador da Ilha diferente e similar ao habitante de uma cidade média com altíssima possibilidade de crescimento. 
            Possuímos instalados no território da Ilha, o segundo maior aeroporto do país, indústrias do porte da Shell, Cosan, Eisa, Fischer, Optisol; dois polos gastronômicos importantes na Ribeira e Praia da Bica; diversos clubes esportivos e de lazer, além de importantes segmentos do comércio e serviços que movimentam enorme arrecadação fiscal e proporcionam milhares de empregos.
            Voltando ao planejamento para 2016, acredito que o sonho da maioria dos insulanos é morar e trabalharna Ilha. No mínimo para ter melhor qualidade de vida. Afinal, entre outras vantagens, viver na Ilha proporciona curtir vistas fantásticas e gozar de um clima de segurança melhor que as outras regiões da cidade. Trabalhar fora e enfrentar a rotina do caos no trânsito e do péssimo sistema de mobilidade urbana é insensato, mas as vezes não há escolha. Portanto, colocar essa mudança nos planos e pedir uma ajudinha a Deus é uma questão de inteligência e fé.

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: