quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

União da Ilha tem luta desigual contra escolas que representam cidades, e só poderá superar as diferenças com excelentes sambas

              


  Gostei muito do desfile da União e acho que a colocação final poderia ter sido melhor. Tudo foi quase perfeito e vibrei ao final do desfile. 
Estou surpreso com o penúltimo lugar, sobretudo porque ficamos na frente apenas da Estácio que veio do Grupo A. 
Então o que justifica ter permanecido no Grupo Especial por um triz?
    Faço duas reflexões para tentar entender. Penso que o desequilíbrio financeiro pesa ao competir contra representantes de cidades como, por exemplo, a Grande Rio (Duque de Caxias) e Beija Flor (Nilópolis), cujas escolas recebem, apoio financeiro das respectivas prefeituras além de possuírem patronos fortes.
   Acredito que para ser competitiva e fazer a diferença, a Ilha depende só dela e de uma virtude natural que possui, que é produzir excelentes sambas enredo. Além de fazer um desfile brilhante, como foi o deste ano, é preciso surpreender a Sapucaí com obras primas como “Domingo”, “O Amanhã”, “É Hoje!”, “Festa Profana”, “De Bar em Bar, Didi um Poeta” entre outros. Samba bom faz a diferença e pode equilibrar a competição.  
    A União tem um excelente grupo de compositores que já produziu sambas fantásticos e que podem fazer a diferença e levar a escola aos primeiros lugares. A União encanta por sua força, melodia, criatividade e beleza. Um bom samba puxa a escola pra cima. Imagina um samba bom com Ciça e Ito.

                                                           joserichard.ilha@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente grupo de compositores??? Tudo bem que sambas com qualidade de “Domingo”, “O Amanhã”, “É Hoje!”, “Festa Profana”, “De Bar em Bar, Didi um Poeta” dificilmente serão repetidos, mas ultimamente nossos sambas estão cada vez piores. Acho que tá na hora de importarmos compositores, ou deixar de lado a panela e dar oportunidade aos novos compositores, aqueles que somente querem doar seus sambas pra agremiação, diferente dos que fazem parte diretamente de algum setor da escola.

Flavio Palmeira disse...

A ilha é vista infelizmente como: segunda escola do povo, bom bonito e barato, Maria Algusta, Domingo! Ela é julgada infelizmente pelo que já foi feito há décadas atrás!
Veja a São clemente, se vestiu de palhaço, fez um circo enorme na avenida com um buraco visível entre o 3 e 4 modo de julgador, mas em evolução ficou com nota maior que a ilha, por que? Será que é por ser apadrinhada pela beija ou pela escola ter Rosa Magalhães como carnavalesca?
É a mocidade que fez fila na desperçao com seus carros alegóricos e não foi tirado nem um ponto em evolução e obrigatoriedade! Há mas é a escola do Rogério Andrade e do Alexandre Lousada!!
Em falar em obrigatoriedade, portela molhou a avenida toda, porta bandeira não evoluiu e gabaritou os 10!!! Há mais é a escola do sensacional Paulo Barros, ele tem licwnça poética para fazer o que quiser, até para por representado em seus carros o que não é exautado no samba! Canta-se uma coisa é se vê outra! Mas Paulo é o cara!
resumindo: se a ilha desfilando bem e empolgando fica em penúltimo! Imagina se faz palhaçada? Fila na desperçao? Ou molha avenida e seu mestre sala e porta bandeira não evoluem?