segunda-feira, 25 de julho de 2016

A ILHA TEM EXCELENTES LOCAIS PARA CAMINHADAS. MAS CICLISTAS CORREM RISCOS NAS CICLOVIAS


A Orla do Corredor Esportivo com cerca de um quilômetro de 
extensão é um dos locais preferidos para caminhadas

 A Ilha do Governador é um local privilegiado para quem gosta de fazer caminhadas diárias ou dar aquela corridinha para manter o corpo saudável e o peso dentro dos critérios recomendados pelos médicos. Alguns locais apresentam paisagens extraordinárias, principalmente na orla, cujas opções costumam oferecer certa segurança aos praticantes.
  No Corredor Esportivo a pista destinada aos exercícios oferece uma linda paisagem da Serra do Mar, localizada do outro lado da Baía de Guanabara. A calçada da Praia da Bica e a orla, entre a Praia da Bandeira e a Engenhoca são outros dois lugares que tornam os exercícios prazerosos.
  Além da vista bucólica, a maioria desses locais é seguro na parte da manhã, embora à noite não sejam recomendáveis por absoluta falta de iluminação pública.
  Já para os ciclistas que também gostam de exercícios, a ciclovia da Estrada Rio Jequiá, cujo trajeto vai da Vila Olímpica até a entrada da Colônia Z-10, é uma boa e tranquila opção. No Corredor Esportivo a pista divide espaço com a turma das caminhadas sem atritos. Fora desses dois locais o ciclista não deve se arriscar, principalmente em andar pela maioria das faixas pintadas no asfalto das ruas, locais onde precisa de sorte para não ser atropelado. Essas pistas exclusivas para ciclistas são uma piada e realmente colocam em perigo quem se arriscar andar por elas. 
 O Quebra Coco é um caso à parte. As caminhadas matinais de dezenas de moradores são feitas pelo meio da rua e, felizmente, se tornaram uma tradição para dezenas de pessoas que fazem isso há muitos anos. As ruas Galo Branco e Primeiros Sonhos são o trajeto preferido dessas saudáveis caminhadas, que também contam com a frequência de muitos moradores de outros bairros da Ilha, que buscam a tranquilidade do Quebra Coco. 
  É um privilégio morar na Ilha.


joserichard.ilha@gmail.com

4 comentários:

  1. Discordo de sera sorte pedalar pela ILHA! Pedalo pela ILHA há pelo menos 35 anos, desde os meus 15 anos e nunca fui atropelado! Aqui temos muitos ciclistas, já tivemos equipes de ciclismo, como da portuguesa, do Jequiá, da Ciclista da Ilha e sempre houveram muitos ciclistas! É mais perigoso andar pelas ciclovias, principalmente a do Rio Jequiá, onde tem gente correndo, jogando bola, soltando pipa, com carrinho de bebê, do que andar pela rua, mesmo na estrada rio Jequiá! Então discordo dessa notícia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou ciclista tambem e em 20 anos pedalando tambem nunca fui atropelado, mas vamos reconhecer que as faixas pintadas na rua nao oferecem nenhum tipo de segurança ao ciclista, pra mim isso nao sao ciclovias, nem muito menos tais "ciclofaixas" posso chamar, motoristas nao respeitam nem o limites de distancia do veiculo para uma bicicleta, que é lei. entao vamos considerar que é perigoso sim, essas ciclofaixas mal feitas e mal projetadas.

      Excluir
  2. Melhor lugar do Rio capital p se morar...
    Na praia da bica, aquela faixa p ciclistas realmente é mto perigosa...

    ResponderExcluir
  3. Falta conscientização por parte os motoristas em reconhecer as ciclovias compartilhadas.

    ResponderExcluir

Dê sugestões e envie notas sobre a Ilha do Governador e sua gente.