terça-feira, 12 de julho de 2016

A INTEGRAÇÃO POR BARCAS, DO AEROPORTO TOM JOBIM - GALEÃO COM O CENTRO E RODOVIÁRIA, É UMA OPÇÃO DE MOBILIDADE QUE PRECISA SER ESTUDADA

É absolutamente necessário aproveitar a Baía de Guanabara 
para ampliar as opções de deslocamento de moradores 
da Ilha e usuários do Aeroporto

              O consórcio que administra o Aeroporto Tom Jobim está inaugurando nas últimas semanas obras em diversos setores do complexo aeroviário, instalado no território da Ilha do Governador. Com a ampliação e modernização das instalações da principal porta internacional de entrada ao Brasil, a antiga estrutura do velho aeroporto do Galeão, existentes no amplo Terminal 1 ficam praticamente obsoletas por culpa da Infraero que nunca soube conservar o prédio e seus equipamentos. 
  Um dos mais desagradáveis transtornos de quem usava o antigo aeroporto para viajar ou tratar de outros assuntos, era o estacionamento pequeno, sujo e caro. Agora, embora o preço continue caro, foram construídos prédios que podem receber centenas de veículos e possibilitam maior acesso aos terminais.
  Outras medidas estão sendo tomadas pelo consórcio para ampliar os serviços de quem chega ao Rio como a criação de uma linha de ônibus ligando o aeroporto à cidade de Búzios. A novidade sinaliza que existem gestões que podem prosperar para transformar o complexo aeroportuário em um amplo polo logístico de passageiros.
  Todavia, ainda não foi planejada uma importante solução para facilitar a ligação do Tom Jobim com o Centro da cidade. A idéia de criar uma linha marítima do Tom Jobim com Aeroporto Santos Dumont e a rodoviária Novo Rio é uma proposta que deveria fazer parte da agenda daqueles que tem responsabilidade com o futuro do Rio de Janeiro. 
  Os constantes congestionamentos e falta de segurança já deveriam ter provocado estudos para o uso de barcas para transporte de passageiros e cargas. A medida seria uma grande conquista para os passageiros e tripulantes que vivem sob tensão pré-vôos diante da possibilidade de engarrafamentos e a falta de segurança no trajeto para acesso ao aeroporto, sobretudo na Linha Vermelha. 


joserichard.ilha@gmail.com

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde.
A proposta é boa, mas a intenção de melhorar a mobilidade urbana da Ilha do Governador sem ter como pilar os moradores deixa MUITO a desejar.
Somos nós quem sofremos todos os dias com esse transporte público ineficiente e/ou com o trânsito terrível da Ilha e vias de saída.
As barcas podiam fechar as portas hoje que não mudaria nada. A primeira embarcação sai às 7:00 (chega 7:50 na Pç XV), a maioria esmagadora das pessoas tem chegar cedo ao seu local de trabalho. Depois disso tem os intervalos mais loucos do mundo. Parece embarcação para passeios turísricos.
Moramos em uma metropole que nunca dorme e nunca pára, 6:00 da manhã era o mínimo para a primeira embarcação.
Os ônibus são um verdadeiro pessadelo de cheios e de demora para passar. Nos finais de semana não tem tarifa modal pela L. Vermelha, só o "frescão" com preços absurdos.
O Sr pode ter certeza que sofremos bem mais que qualquer viajante do Aeroporto Tom Jobim. Mas se hover mudanças e que afetem os moradores, será bem vinda sim.
Não vejo um dos políticos que usam a ilha como base (curral) eleitoral pleitear algo que mude esse senário caótico.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você disse tudo A. Fernando. O morador da ilha sofre todo dia com o descaso das autoridades e até da mídia que não divulga nossas dificuldades. Pegar engarrafamento pra viajar e se divertir não incomoda ninguém.