sexta-feira, 29 de julho de 2016

AS OLIMPÍADAS DO RIO E A EXPECTATIVA DOS MORADORES DA ILHA DO GOVERNADOR


  A Ilha do Governador é de fato a principal porta de entrada das delegações dos 206 países que vão participar a partir do dia 5 das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Entretanto o legado para a Ilha, que não vai sediar nenhuma disputa olímpica, é unicamente o novo aeroporto cujas reformas e obras de expansão tornaram as instalações muito melhores e modernas. 
  O trecho do BRT que vai do Fundão até o Galeão, também foi uma obra olímpica mas causou frustração aos moradores da Ilha que esperavam um acesso na Estrada do Galeão. A moderna ponte construída para uso exclusivo dos ônibus do BRT não serve à comunidade insulana e só vai justificar o alto investimento, depois que as autoridades construírem uma estação em frente à Base Aérea do Galeão, onde existe uma área ampla suficiente para a Estação Ilha e os ônibus circulares entre todos os bairros da Ilha que alimentariam o BRT. 
  Agora, momentos antes do início dos Jogos Olímpicos, é obrigação de todos torcer para que tudo dê certo e a cidade realize a melhor olimpíada de todos os tempos. O Brasil precisa. A verdade é que a cidade, no seu conjunto, deu um salto de modernidade e evoluiu consideravelmente no aspecto urbanístico, principalmente no Centro e na Zona Oeste.
  Nossa expectativa positiva é que, passados os jogos, os olhares das autoridades se voltem também para a Ilha que carece, principalmente, de um sistema de mobilidade urbana que não deixe ilhado o morador da Ilha. A população sofre com um sistema de barcas ineficiente e vans que não obedecem as leis do trânsito, não aceitam o Riocard, constrangem idosos e colocam em risco seus passageiros. Enfim, provocam uma zona no trânsito.
  Eu tenho esperanças otimistas.


joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: