sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

VANS E KOMBIS PODEM ASSUMIR ITINERÁRIOS DOS ÔNIBUS DE MANEIRA DESORGANIZADA E OFERECENDO UM SERVIÇO AINDA PIOR, RESULTADO DA PÉSSIMA GESTÃO DAS EMPRESAS E A ABSOLUTA FALTA DE FISCALIZAÇÃO DAS AUTORIDADES

              
Vans, kombis e ônibus disputam espaço e passageiros

  A Ilha do Governador vai começar 2018 com a perspectiva de piora no sistema de transporte público. É que algumas empresas de ônibus da cidade estão paralisando algumas linhas deficitárias, segundo elas, depois das duas reduções na tarifa determinadas pela justiça e prefeitura. Caso chegue à Ilha esse desdobramento será séria a crise de mobilidade urbana e deve provocar uma avalanche de vans e kombis nas ruas para ocupar o espaço dos ônibus que eventualmente deixem de circular.
  Já há sinais disso com a redução de veículos em algumas linhas como 914, 924, 934. Depois, as empresas de ônibus não poderão reclamar da concorrência, principalmente se as vans que vierem a ocupar trajetos de linhas de ônibus melhorarem seus serviços que atualmente são péssimos, mas ainda assim transportam muita gente. 
  Alias, as kombis e vans só entraram oficialmente no transporte de passageiros em razão da falta de ônibus circulando à noite e madrugada, por absoluto desinteresse dos proprietários das empresas de ônibus que literalmente abandonaram seus passageiros nas ruas. As kombis começaram a funcionar precariamente e hoje tomaram conta até dos pontos do ônibus. 
  Lamento profundamente que essas mudanças possam acontecer porque existem muitas vans ilegais, que não transportam idosos, não aceitam o Riocard e desrespeitam todas as leis e sinais de trânsito. São ilegais, porque não existem legalmente e tem placas falsas cobertas por adesivos, além de outras irregularidades como circular em alta velocidade e muitas vezes de portas abertas. 
  Se a tarifa dos ônibus diminuiu deve ter havido aumento no número de passageiros atraídos pelo preço baixo que compensaria e equilibraria o caixa. Imagino também, que o fim das propinas milionárias pagas a políticos corruptos estancou um ralo, proporcionado um significativo poder financeiro para investimentos no aumento e modernização das frotas.
 O que vai acontecer está nas mãos dos empresários. Mais kombis e vans nas ruas ou os ônibus melhoram seus serviços, mantendo tarifas justas.


joserichard.ilha@gmail.com

9 comentários:

Liliam disse...

Cagou pela boca!

Anônimo disse...

É verdade, as vans é um desrespeito com usuários não aceita o 00 do rio card alguns deles trata as pessoas com arrogância sinceramente as empresas poderia aumentar a frota de ônibus nova e retirar de circulação as vans pois alguns deles trata o usuário como cachorro isso não é certo pois da mesma forma que eles depende do usuário o usuário também depende só que ninguém está andando de graça eles perde mais do que usuário essa é a realidade não tem respeito nem um nem pelo.idoso e crianças.

Anônimo disse...

Infelizmente a falta de fiscalização, a má gestão da prefeitura no setor e a esperteza de muitos vão deixar o transporte público do Rio, parecido com o transporte público de alguns países bem pobre africanos; desordem total e controlado por gangues e milícias...

Claudio disse...

Há tempos não fazem nada pela ilha. Nem o prefeito, nem sub e nem os vereadores. Pracinha com aparelhos não resolve a vida do povo. Cadê o Conselho tutelar? E o prefeito que ia cuidar das pessoas? Cadê os vereadores pra cobrar a fiscalização das vans q não aceitam o Riocard na segunda passagem? Não tem ninguém. Não tem superintendente, não tem vereadora da igreja do bispo. Não temos ninguem

Anônimo disse...

Realmente o transporte aqui está deixando a desejar...entramos nas vans e só qdo já estamos dentro é que nós avisa que temos que seguir viagem em pé, sem nenhuma segurança. Não sei o que a Ilha tem pra ter um aluguel de imóveis tão caro. Transporte horrível, praias horríveis...mais caro que na Barra e Recreio dos Bandeirantes..
Eu hein...

Anônimo disse...

A linha 934 deixou de existir, deixando vários moradores e principalmente idosos sem condução para a Praia do Barão e as ruas atrás do supermercado Extra.

Anônimo disse...

Ter que aturar vans e Kombis, é terrível, pois motoristas e cobradores são despreparados, conversam como se estivessem em um bar, pé sujo, com palavrões, gritos, sem respeitar os passageiros. Os motoristas ficam parados onde bem entendem e pelo tempo que lhes dá na telha, sem respeitar os passageiros. Dirigem sempre em velocidade para ultrapassar o carro da frente. Trata-se do pior serviço de transporte, para população. São um bando de ignorantes, mal educados, salvo raríssimas excessões, lógico. A Prefeitura de merda que temos, não consegue, ou não quer, obrigar as empresas de ônibus a cobrir todas as rotas, estão na folha de pagamento das empresas e não fiscalizam.

Anônimo disse...

Já deixou de ser um local agradável e conveniente pra morar faz tempo. Por essas e outras é que mudei da Ilha.

Anônimo disse...

Concordo que mesmo prestando um serviço ruim, os ônibus são 1000 vezes melhor que as vans.